O vereador Antonio Pereira (PT) protocolou projeto de decreto legislativo concedendo o Título Honorífico de “Cidadão Barbarense” a Luiz Roberto Gatto. Natural de Cardoso (SP), o homenageado mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste em 197, passou a trabalhar como metalúrgico nas Indústrias Romi e na comunidade de jovens SIJOMPA (Comunidade de Irmãos Jovens, Mollon, Pântano e Amélia).
Na década de 1980, participou na organização das Cebs (Comunidades Eclesiais de Base), que tiveram importante papel nas lutas por melhorias estruturais para os bairros da Zona Leste. Já nos anos 90, passou a fazer parte de MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), atuando na estruturação de mais de 100 famílias do Município.
Em 1995, participou da organização de um movimento pró-moradia e, por meio de uma grande mobilização, viu aprovado um projeto de lotes urbanizados, com o propósito de desfavelamento do Município e retirada das famílias que viviam em áreas de riscos, que resultou deu origem ao bairro Nova Conquista.
Em 2000, Luiz Roberto passou a integrar o Conselho Municipal de Habitação e, na mesma época, foi escolhido para ser o primeiro presidente do Fórum da Cidadania. Diante do aumento das demandas sociais. Ele também teve importante atuação como presidente do SSPCIC – Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição.
Reeleito em 2012, desenvolveu, juntamente com a Irmã Geni, das irmãs de Caridade de Ottawa, a ampliação das parcerias com o governo local e estadual com o objetivo de retirar crianças da situação de marginalidade e amparar mulheres vítimas de violência doméstica.
Sempre ligado às causas comunitárias, Luiz Roberto se formou este mês como Tecnólogo em Gestão Pública com o objetivo de melhor entender as políticas públicas e atuar com mais conhecimento nas organizações sociais.