Por meio da Moção 69/2010, o vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), manifesta apelo ao governo do Estado de São Paulo, para que providências sejam tomadas com relação à disponibilidade de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel para Santa Bárbara d’Oeste. Kadu afirma que a cidade conta com cerca de 200 mil habitantes, por isso haveria a necessidade da aquisição desse tipo de ambulância.
Na moção, o vereador lembra que mais de 500 mil mortes são registradas por ano no país, em decorrência de doenças cardiovasculares e que, na maioria dos casos, a doença manifesta-se de forma súbita em pessoas sadias, sendo que em 24% dos casos, a pessoa morre na primeira hora, se não tiver atendimento de emergência pré-hospitalar. “Se o município contar com um serviço bem estruturado, apenas nos casos de infartos, esse índice de óbitos cairá de 24% para 3%. A incidência de paradas cardíacas, com o atendimento em uma UTI móvel, também sofre redução de até cinco vezes”, disse Kadu.
Ainda na moção, o vereador afirma que, em casos de paradas cardiorrespiratórias, com os tratamentos tradicionais, no trajeto para o hospital, quase 100% dos pacientes morrem, enquanto com o atendimento pré-hospitalar, cerca de 30% dos pacientes sobrevivem. “Sei que a aquisição desse tipo de equipamento traz altos custos. Mas qual é o preço de uma vida? Se a tecnologia nos proporciona a possibilidade de reduzir o número de mortes durante o trajeto ao hospital, acredito que é importante que a poder público ofereça esse tipo de tratamento à população barbarense”, afirmou.
Publicado em: 27 de maio de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.5