O DAE (Departamento de Água e Esgoto) vai realizar testes nos hidrômetros das residências de consumidores que tiveram aumento nas contas de consumo de água e esgoto após a troca dos equipamentos efetuada pela autarquia. É o que ficou definido ontem (28) durante reunião na Câmara Municipal, convocada pelo vereador Danilo Godoy (PSDB), da qual participaram o engenheiro Jeferson Cerântola e o advogado João Luiz Gallo, ambos representando o DAE.
Esse teste está programado para ser feito nesta terça-feira (29) nos imóveis dos contribuintes que se sentiram afetados pelo problema. Após a substituição dos equipamentos, os usuários afirmam que os valores das contas dobraram ou até mesmo triplicaram, fato que gerou muitas reclamações no município. Durante o teste, os funcionários do DAE vão orientar os consumidores a descobrir se há vazamentos na rede, vistoriando torneiras, válvulas, caixa d’ água e registros, com a devida permissão do proprietário, além de esclarecer dúvidas. Depois, será feito um relatório sobre a visita em cada imóvel apontando o resultado apurado.
O engenheiro do DAE informou, no encontro, que a autarquia adquiriu um total de 25 mil hidrômetros para fazer a substituição em toda a cidade. Desse total, oito mil aparelhos já foram trocados, dos quais 500 apresentaram problemas e reclamações dos contribuintes. Cerântola elencou dois motivos para aumento nas contas de consumo: desgaste na válvula (registro) no cavalete e vazamento na rede interna do imóvel. “O hidrômetro não gira se não tiver vazamento”, disse o técnico.
Na reunião, os moradores questionaram a qualidade do equipamento comprado pelo DAE da empresa Actaris e até sugeriram que a autarquia instalasse três hidrômetros de diferentes fabricantes para efeito de comparação nas residências que apresentaram discrepâncias. O técnico do DAE afirmou que o aparelho é devidamente aferido e o DAE possui certificação técnica do fabricante atestando a qualidade dos equipamentos.
O vereador Danilo disse que espera que o problema seja resolvido pelo DAE e os contribuintes não sejam prejudicados. “Não ficamos totalmente satisfeitos e convencidos das explicações dadas pelos técnicos do DAE na reunião, mas vamos acompanhar esses testes e os devidos relatórios para sabermos a que conclusão chegou a fiscalização da autarquia nas visitas a serem feitas nas residências”, afirmou. Outro caminho, segundo o parlamentar, se o consumidor não estiver satisfeito, é procurar o Ministério Público para fazer a reclamação, uma vez que a promotoria já abriu inquérito para apurar possíveis defeitos nos hidrômetros, acatando representação feita por grupo de moradores do Jardim dos Cedros.
Publicado em: 29 de março de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.10