Foi realizado hoje (26), na Câmara Municipal, o treinamento dos coordenadores de 19 escolas da rede estadual de ensino para o Programa Câmara do Futuro. As reuniões com professores da rede municipal e das escolas particulares devem ser realizadas na segunda quinzena de junho. Durante o treinamento, os coordenadores receberam informações sobre o projeto para ser desenvolvido em salas de aula. Eles também levam para as escolas os manuais dos professores, que explicam como é realizado o programa, e os gibis, utilizados como material de apoio na sala de aula.
Para este ano, estão previstas 46 reuniões simuladas, com a participação de 3,5 mil alunos de 36 escolas. O programa inclui desde estudantes da 4ª série do ensino fundamental até alunos do 1º ano do ensino médio. Depois do treinamento nas salas de aula, os alunos irão participar de reuniões simuladas no plenário Dr. Tancredo Neves, vivenciando um dia de vereador, discutindo as propostas elaboradas em discussões na escola.
Durante o treinamento, serão conhecidas as datas de participação de cada escola nas 46 reuniões simuladas previstas para este ano. As reuniões terão início no dia 28 de junho, com a realização, em média, de três encontros por semana. O Programa Câmara do Futuro é desenvolvido pelo Legislativo barbarense em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Americana e com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste. Os alunos envolvidos no projeto recebem cartilhas explicativas, além de transporte, lanches e certificados de participação. Em sete anos, o projeto já atingiu cerca de 26 mil estudantes do município.
Para a coordenadora do projeto Câmara do Futuro, Cíntia Kreft Andrade, a reunião de hoje foi bastante proveitosa e os coordenadores demonstraram poucas dúvidas no decorrer do encontro. “Como esse projeto já está em seu sétimo ano, a maioria dos professores já o conhece e sabe como são feitas as reuniões simuladas”, afirmou.
Juliana Cabral, professora coordenadora da oficina pedagógica de História, representante da Diretoria Regional de Ensino de Americana, afirmou que a etapa de treinamento é muito importante para que os coordenadores levam informações sobre a realização do projeto para as escolas. Ele espera que a participação dos estudantes seja realmente efetiva e que os alunos consigam perceber a função primordial deles como cidadãos na cobrança de melhorias para os seus bairros e para o município.
Publicado em: 26 de maio de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.5