O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) respondeu oficialmente à Moção nº 218/2025, por meio da qual o vereador Carlos Fontes apelou por providências para eliminar o risco da presença frequente de capivaras na rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-308), especialmente no trecho entre os km 16 e 17. A moção encaminhada ao Governo do Estado de São Paulo recebeu retorno em ofício assinado pela secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende Andrade Ávila, no qual ela informa que a solicitação foi oficialmente registrada no processo 139.00076967/2025-27, para análise da eventual implantação de uma cerca de contenção.
“Segundo o presidente do DER, Sergio Henrique Codelo Nascimento, apesar de os dados estatísticos entre 2020 e 2025 não indicarem ocorrências registradas de acidentes com fauna silvestre no referido trecho, a presença constante de capivaras representa um potencial risco aos motoristas. O órgão reconhece que o local é propício à presença desses animais, por estar próximo a fragmentos de mata nativa e reservatórios de água, o que favorece o deslocamento da fauna pela rodovia”, detalha o vereador Carlos Fontes.
A reivindicação, segundo o autor, tem o objetivo de preservar vidas humanas e animais, já que as capivaras frequentemente cruzam a pista, podendo provocar acidentes graves. "Mesmo sem estatísticas formais de acidentes, os motoristas e moradores da região já relataram diversas situações de risco. Estamos agindo de maneira preventiva", conclui o parlamentar.
Publicado em: 17 de setembro de 2025
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.12