(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ADEMIR PEDE INFORMAÇÕES DA PREFEITURA SOBRE REALIZAÇÃO DE EXAMES NEONATAIS


      O vereador Ademir José da Silva (PT), por meio de requerimento de informações protocolado hoje (21) pede informações sobre testes realizados em recém-nascidos, com o objetivo de detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar o agravamento de possíveis doenças. Ademir cita a triagem auditiva neonatal, mais conhecido como “teste da orelinha”, e o teste do reflexo vermelho, ou “teste do olinho”, como dois exames que devem ser realizados rotineiramente nos primeiros dias de vida. O primeiro detecta possíveis problemas auditivos, enquanto o segundo pode detectar e prevenir diversas patologias oculares.

      “Hoje, segundo a lei estadual nº. 12.522, de 2007, o ‘teste da orelhinha’ é feito na rede pública só em bebês com maior risco de ter problemas auditivos, como bebês prematuros ou de baixo peso”, disse. Segundo a lei estadual nº. 12.551, de 2007, as maternidades e os estabelecimentos hospitalares congêneres do Estado são obrigados a realizar, gratuitamente, exame de diagnóstico precoce da catarata e glaucoma congênitos, infecções, traumas de parto e cegueira em todas as crianças nascidas em suas dependências.

      No requerimento, Ademir pergunta se esses dois testes são realizados no município. Em caso positivo, ele questiona onde são realizados os exames e o que é necessário para que um bebê possa fazê-los. O parlamentar também indaga qual é o período indicado para a realização desses testes e se existe alguma fila de espera. Por fim, ele questiona se a Administração Municipal tem conhecimento da falta dos exames na cidade e, em caso afirmativo, se a Prefeitura tem realizado alguma ação para resolver esse problema.
 


Publicado em: 21 de maio de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!