Notícias

Notícias da Câmara

Câmara decreta luto oficial pela morte do engenheiro e empresário Romeu Romi

Visualize fotos

O presidente da Casa de Leis barbarense, vereador Júlio César Kifú, decretou luto oficial de três dias, assim como apresentou requerimento de pesar, pela morte do engenheiro e empresário Romeu Romi, aos 97 anos, nesta segunda-feira (25). Nascido em São Paulo, em 15 de setembro de 1927, ele foi um dos cofundadores da Romi S.A., companhia de máquinas e equipamentos com sede em Santa Bárbara d’Oeste e referência nacional e internacional no setor industrial.

 

Filho de Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, Romeu era formado em Engenharia pelo Mackenzie, ingressou de forma integral na Romi em 1954, onde desempenhou papel central no desenvolvimento tecnológico e na expansão dos negócios. No decorrer da carreira, sempre esteve em busca de novas tecnologias no exterior, participou de feiras nacionais e internacionais e se dedicou ao aprimoramento dos processos produtivos da empresa.

 

Participando ativamente e de maneira decisiva na consolidação da Romi como referência no Brasil e no exterior, Romeu permaneceu ligado à companhia até 2012, quando encerrou suas atividades como membro do Conselho Consultivo. Seu legado, segundo a empresa, é marcado pela inovação, pelo trabalho e pela dedicação, servindo de inspiração às futuras gerações.

 

Residente em Santa Bárbara d’Oeste, casou-se em 1959 com Anna Maria de Toledo, com quem teve cinco filhos: Sandra, Frederico, Paulo, Patrícia e Adriana. Deixa também netos e bisnetos. O velório teve início às 8h30 desta terça-feira (26), na Fundação Romi (avenida João Ometto, 118, Santa Bárbara d’Oeste). O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Campo da Ressurreição. Em nota, a Romi S.A. afirmou que “presta suas homenagens e expressa eterna gratidão àquele que tanto fez pela empresa e pela comunidade” e estendeu condolências aos familiares.

 





Publicado em: 26/08/2025 09:40:00

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565